CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS

Informações Gerais do Corpo Auxiliar de Praças

O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se a executar e apoiar, no nível técnico, as gestões Administrativa, Operativa e de Saúde da Marinha.

Os militares pertencentes a este Corpo exercem, normalmente, atividades nas organizações militares em terra, ou ainda, embarcando em navios de acordo com a necessidade do serviço.

Ingressam na Marinha com ensino técnico de nível médio completo, obtido no meio civil e ao longo da carreira podem realizar cursos de especialização e de qualificação técnica, na Marinha, para alcançar as demais graduações citadas anteriormente.

Requisitos Principais

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • 18 a menos de 25 anos de idade (*);
  • Ter concluído o Ensino Médio/Técnico completo;
  • Ambos os sexos;
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes;
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares.*Atender aos limites de idade, referenciados a 30 de junho do ano correspondente ao início do respectivo curso de formação militar.
Profissões

Administração;
Administração Hospitalar;
Contabilidade;
Desenho de Arquitetura;
Desenho Mecânico;
Edificações;
Eletrônica*;
Eletrotécnica*
Enfermagem;
Estatística;
Estruturas Navais;
Geodésia e Cartografia;
Gráfica;
Higiene Dental;
Marcenaria;
Mecânica*;
Metalurgia;
Meteorologia;
Motores;
Nutrição e Dietética;
Patologia Clínica;
Processamento de Dados;
Prótese Dentária;
Química;
Radiologia Médica;
Secretariado;
Telecomunicações.

*Profissões também disponíveis no Quadro Técnico de Praças da Armada.

Etapas do Concurso

1) Prova objetiva com 50 questões de Conhecimentos Profissionais da área a que concorre e Redação.

2) Eventos complementares:
a) Verificação de Dados Biográficos (VDB) – eliminatório;
b) Inspeção de Saúde (IS) – eliminatório
c) Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Natação e Corrida – eliminatório;
d) Verificação de Documentos (VD) – eliminatório;
e) Avaliação Psicológica (AP) – eliminatório;
f) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH) (eliminatório)

3) Curso de Formação composto de:
a) Período de Adaptação (PA);
b) Curso de Formação.

Curso de Formação

Serão chamados para apresentação para o início do Período de Adaptação do Curso de Formação os candidatos titulares, que deverão se apresentar no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA).

O Período de Adaptação é etapa não curricular do Curso de Formação, durante a qual os candidatos se concentram no CIAA, a fim de que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina militar; sobre o Curso e são submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar, razão pela qual devem manter a higidez física exigida para o Curso de Formação (CF).

Após concluir o PA, o candidato terá a matrícula no Curso de Formação efetuada por ato do Comandante do CIAA.

O candidato aprovado e classificado no Resultado Final (RF) e no Período de Adaptação fará o Curso de Formação (CF), no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

O aprovado será matriculado no CF como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete, e ao lograr a aprovação no Curso, que terá a duração de até 17 semanas, será nomeado Cabo do CAP.

O CF tem o propósito de preparar o Grumete para o exercício de funções, conforme as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária capacitação, que compreende o ensino militar-naval e o ensino profissional. Após a conclusão do Curso de Formação, as movimentações dos Cabos serão realizadas de modo a atender às necessidades das Tabelas Mestras de Força de Trabalho (TMFT) dos
Setores de Distribuição de Pessoal (SDP) da Marinha do Brasil, em todo o território nacional, de acordo com a conveniência do serviço, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI), destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

X