ESCOLA PREPARATÓRIO DE CADETES DO EXÉRCITO

Informações Gerais da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) localiza-se na cidade de Campinas, estado de São Paulo, no Brasil. Instituição com mais de meio século de existência. Sua missão: preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)..

Principais Requisitos

– Ingresso mediante concurso.
– Altura: 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres.
– Ser brasileiro nato.
– Não pode ser casado ou ter dependente.

– Idade: no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Etapas do Concurso

I – primeira etapa:

Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, realizada por todos os candidatos;

II – segunda etapa:

composta das seguintes fases, todas de caráter eliminatório:

a) Inspeção de Saúde (IS): realizada, apenas, pelo candidato convocado, desde que aprovado no EI, respeitada a classificação obtida;

b) Exame de Aptidão Física (EAF): realizado, apenas, pelo candidato apto na IS;

c) Avaliação Psicológica (Avl Psc): realizada, apenas, pelo candidato apto no EA.

Curso de Formação

Forma de Ingresso

Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, de nível superior, sendo realizado em 5 (cinco) anos, em regime de internato, nos seguintes locais:

I – na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP: primeiro ano do Curso, em que o militar em formação está matriculado como Aluno; e

II – na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ: do segundo ao quinto ano do Curso, em que o militar em formação recebe o título de Cadete. Art. 151. Durante a realização do Curso, o Aluno/Cadete é considerado militar da ativa.

O Aluno/Cadete, durante o Curso, submetido ao regime de internato com dedicação integral às atividades de formação.

Durante o Curso, o aluno/cadete não poderá ter filhos ou dependentes sob pena de, em caso de alteração dessa condição, ter sua matrícula cancelada e  desligado do serviço ativo.

No Curso na AMAN, o Cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Intendência; ou Material Bélico.

Durante a realização do Curso na AMAN, a Cadete do sexo feminino optará por um dos seguintes cursos: Intendência ou Material Bélico.

Vida Profissional Pós Curso

Após concluir o Curso com aproveitamento, o Cadete declarado Aspirante-a-Oficial (Asp) do Exército Brasileiro, conferindo-lhe a graduação de Bacharel em Ciências Militares. Parágrafo único.

O Asp será designado para servir em OM do Exército Brasileiro localizada em qualquer região do País, para atender às necessidades do serviço, respeitando-se a precedência da escolha pela classificação obtida ao término do Curso.

Imediatamente após concluir o Curso, o Asp será matriculado em um estágio probatório, cuja conclusão com aproveitamento possibilitará sua nomeação como Oficial do Exército Brasileiro, no posto de 2º Tenente, ficando, a partir de então, sujeito às prescrições do Estatuto dos Militares.

A antiguidade dos concludentes estabelecida conforme classificação obtida pela classificação final ao término do Curso.

X