INTITUTO MILIAR DE ENGENHARIA – ENGENHEIROS DIPLOMADOS

Informações Gerais do Instituto Militar de Engenharia Curso de Formação e Graduação da Ativa para Engenheiros Diplomados

Curso de Formação de Oficiais da Ativa do QEM – CFrm, é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro, destina-se aos candidatos diplomados e concludentes de graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, em área de Engenharia objeto do Concurso, que desejam seguir a carreira militar.

Principais Requisitos

I – ser brasileiro(a) nato(a);

II – ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;

III – ter concluído, até o ato da matrícula, curso do Ensino Médio ou equivalente;

IV – ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, de acordo com a legislação federal vigente, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão; e

V – ter, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao do concurso).

VI – ter altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55 m.

Etapas do Concurso

Os CA, de amplitude nacional, compreendem:

I – Exame Intelectual (EI);

II – Inspeção de Saúde (IS);

III – Exame de Aptidão Física (EAF); e

IV – Avaliação Psicológica (Avl Psc).

Curso de Formação

O CFrm possui a duração de um ano e apresenta currículos orientados a atender a formação do oficial, proporcionando-lhe a instrução militar e a adaptação profissional para o seu ingresso no QEM.

Ao ingressar no CFrm, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM).  O aprovado neste curso, é matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).

Enquanto matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato ao QEM é considerado, para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe.

Ao término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção. Podendo chegar até ao posto de General de Divisão

X